Alegadas memórias de vida passada: para além de uma evidência anedótica

O fenômeno das alegadas memórias de vida passada (MVP) tem sido investigado no ambiente acadêmico há mais de 60 anos. Desde que o psiquiatra canadense Ian Stevenson se interessou por esse tipo de investigação, casos em todo o mundo foram pesquisados, superando a casa dos 2.500 (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). A maior parte dos estudos foram feitos investigando crianças que, a partir dos 2 ou 3 anos de idade, ou assim que começam a falar, espontaneamente afirmam terem feito coisas, conhecerem pessoas e terem vivido em lugares que não são compatíveis com sua história de vida. Adicionalmente, 75% delas relatam o modo como supostamente teriam morrido, e 70% dessas mortes são descritas como violentas (TUCKER, 2008).

Além das afirmações, as crianças também costumam apresentar comportamentos que se correlacionam com seus relatos. Há crianças que apresentam aversões e preferências que destoam do restante dos familiares, podendo desenvolver fobias (comumente relacionadas ao suposto modo de morte relatado), filias (fortes interesses por algo), além de habilidades e brincadeiras compatíveis com fatos da vida descrita por elas (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). Há estudos buscando compreender características sociopsicológicas dessas crianças, evidenciando em algumas amostras que elas tendem a ter mais devaneios e um maior grau de dissociação que grupos de crianças usadas como comparação (mas em níveis muito menores aos observados em pessoas com adoecimento mental, como no Transtorno Dissociativo de Identidade). Em geral, essas crianças não demonstram maiores níveis de isolamento social, confabulação, nem de sugestionabilidade. No entanto, numa amostra libanesa, buscavam mais atenção e apresentavam sintomas compatíveis com estresse pós-traumático. Em algumas amostras, apresentam melhor desempenho escolar (HARALDSSON, 2003).

Há, ainda, um terceiro importante aspecto transcultural que identifica esse fenômeno (MATLOCK, 2019): a possibilidade de as crianças apresentarem marcas de nascença ou malformações congênitas com aspecto e localização compatíveis com o modo de morte relatado por elas (STEVENSON, 1997).

 

Estudos de seguimento

Apesar de várias crianças terem sido acompanhadas pelos pesquisadores ao longo de alguns anos, somente neste século é que foram realizados os primeiros e poucos estudos de seguimento existentes, visando compreender sobre a manutenção dessas memórias e sobre as percepções de impacto na vida dessas pessoas e de suas famílias (ÁVILA-PIRES, 2024). Embora tenham reforçado a ideia que se tinha quanto à redução dessas memórias ao longo do tempo, os achados apontaram para a possibilidade de preservação de algumas memórias em proporções mais altas que talvez fosse imaginado. No Líbano, 75% de adultos entrevistados preservaram alguma das memórias alegadas na infância. Na Índia, EUA e Sri Lanka, esses números foram menores (52%, 48% e 38% respectivamente), também contrariando a ideia de que talvez as memórias cessassem por completo (ÁVILA-PIRES, 2024).

No Brasil, não havia qualquer estudo que visasse reavaliar as pessoas pesquisadas no passado, então conduzimos o mais longo estudo de seguimento do mundo nesse campo, com intervalo de 48,5 anos entre os registros iniciais e as avaliações na idade adulta (ÁVILA-PIRES, 2024). Com apoio financeiro da Society for Psychical Research(SPR) de Londres, entrevistamos 18 adultos que haviam alegado MVP na infância e 18 familiares, com 33% dos sujeitos afirmando ainda ter alguma dessas memórias. Entre eles, o número de afirmações atuais sobre as memórias foi 66% menor que na infância, com apenas 56% das afirmações rememoradas correspondendo às alegações da infância (dados parecidos com outros estudos). A maioria dos sujeitos (67%) não identificou impactos das MVP em suas vidas. Houve persistência de fobias (22%), filias (28%) e apenas uma pessoa manteve marca de nascença. Não apresentaram níveis significativos de sintomas de transtornos mentais comuns ou de estresse pós-traumático. Nossa amostra apresentou bons níveis de qualidade de vida (semelhantes aos dos familiares), altos níveis de religiosidade intrínseca, envolvimento religioso não-organizacional maior do que o organizacional e crença predominante na reencarnação (61%) como explicação do fenômeno ocorrido com eles (ÁVILA-PIRES, 2024).   

 

Métodos de investigação e explicações para o fenômeno

As pesquisas nesse campo foram inicialmente propostas visando obter informações que permitissem alcançar respostas que explicassem a natureza do fenômeno (MATLOCK, 2019). O principal modo de investigação tem sido a partir da condução de entrevistas com sujeitos dos casos e testemunhas diretas do fenômeno, como familiares, vizinhos e amigos das famílias (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). No entanto, essas pesquisas não se restringem a uma questão anedótica. São feitos registros dos relatos, busca por documentos, conduzidos testes de reconhecimento, além de rastreamento de fraudes, de ganhos secundários e dos possíveis modos de as crianças terem acessado as informações fornecidas (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). O trabalho de investigação é então feito em busca de identificar se há alguém falecido cuja vida apresenta fatos compatíveis, de maneira muito específica, com as alegações feitas pela criança. A partir da investigação da vida do falecido, é feita uma conferência da veracidade de cada afirmação. Quando se identifica uma pessoa falecida com vivências compatíveis com as afirmações, o caso é nomeado como resolvido (COOK; PASRICHA; SAMARARATNE; MAUNG et al., 1983).

Apesar do trabalho árduo que é feito, há várias críticas ao método. Talvez, a principal seja por causa dos vieses relacionados à obtenção de informações por parte das crianças, que aumentam quando a suposta pessoa anterior era da mesma família da criança e quando as investigações acontecem de maneira mais tardia, até mesmo anos depois das afirmações serem feitas (RANSOM, 2015). Casos com registro das afirmações e dos comportamentos antes da identificação da suposta pessoa anterior e do contato com os supostos familiares prévios estariam menos sujeitos a esses problemas, mas são raros e pouco estudados em detalhe (KEIL; TUCKER, 2005).

Com financiamento da Fundação BIAL (314/24), estamos conduzindo um projeto em que, a partir da formação de um consenso com pesquisadores e críticos da área, construiremos uma lista de critérios para avaliar o quanto confiáveis foram as investigações desses casos mais fortes (incluindo, também, aqueles com marcas de nascença correspondentes ao modo de morte alegado pela criança), cujos registros estão nos arquivos da University of Virginia (EUA). Avaliaremos cada um desses casos e, após isso, poderemos então discutir se as hipóteses explicativas convencionais (fraude, transtornos mentais, questões sociopsicológicas, memória genética e distorções de memória) (STEVENSON, 1974) são suficientes para explicar o fenômeno em totalidade, ou se é necessário cogitar hipóteses não convencionais (como percepção extrassensorial, possessão e reencarnação) (STEVENSON, 1974) para explicar o fenômeno completamente.

 

Conclusão

Apesar das décadas de estudos acadêmicos realizados sobre as alegadas MVP, este é ainda um campo de pesquisa muito pouco explorado, com possibilidade de elucidar muitas questões sobre o desenvolvimento infantil, comportamentos na infância e desdobramentos desses acontecimentos na vida adulta, além de trazer contribuições para o estudo da relação entre mente e cérebro.  Os métodos de investigação presentes vão além de uma mera questão anedótica, mas devem ser constantemente questionados e aprimorados, a fim de fornecerem resultados confiáveis e explorarem facetas ainda não abordadas nas investigações atuais.

 

Referências

ÁVILA PIRES, E. V. Adultos que alegaram memórias de vida passada na infância: estudo de seguimento. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16655/1/ericviniciusavilapires.pdf.

COOK, E. W.; PASRICHA, S.; SAMARARATNE, G.; MAUNG, U. W. et al. A review and analysis of “unsolved” cases of the reincarnation type: I. introduction and illustrative case reports. The Journal of the American Society for Psychical Research, 77, p. 45-62, 1983.

HARALDSSON, E. Children who speak of past-life experiences: is there a psychological explanation? Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice, 76, p. 55-67, 2003.

KEIL, H. H. J.; TUCKER, J. B. Children who claim to remember previous lives: cases with written records made before the previous personality was identified. Journal of Scientific Exploration, 19, n. 1, p. 91-101, 2005.

MATLOCK, J. G. Signs of reincarnation: exploring beliefs, cases, and theory. Lanham: Rowman & Littlefield, 2019.

MORAES, L. J.; BARBOSA, G. S.; CASTRO, J. P. G. B.; TUCKER, J. B. et al. Academic studies on claimed past-life memories: A scoping review. Explore (NY), 18, n. 3, p. 371-378, 2022.

RANSOM, C. A critique of Ian Stevenson’s rebirth research. In: MARTIN, M. e AUGUSTINE, K. (Ed.). The myth of an afterlife: the case against life after death. Lanham: Rowman & Littlefield, 2015. cap. 26.

STEVENSON, I. Twenty cases suggestive of reincarnation. 2 ed. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1974.

STEVENSON, I. Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarksand Birth Defects. Westport: Praeger, 1997.

TUCKER, J. B. Children’s reports of past-life memories: a review. Explore (NY), 4, n. 4, p. 244-248, 2008.

Alleged Past-Life Memories: Beyond Anecdotal Evidence

The phenomenon of alleged past-life memories (PLM) has been investigated in academic settings for over 60 years. Since Canadian psychiatrist Ian Stevenson became interested in this type of research, more than 2,500 cases around the world have been studied (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). Most of the studies focused on children who, from the age of 2 or 3—or as soon as they begin to speak—spontaneously claim to have done things, known people, and lived in places incompatible with their life history. Furthermore, 75% of them report how they supposedly died, and 70% of these deaths are described as violent (TUCKER, 2008).

In addition to the claims, the children also tend to exhibit behaviors that correlate with their reports. Some children display aversions and preferences that differ from the rest of their family, potentially developing phobias (commonly related to the mode of death reported), philias (strong interests in something), as well as skills and play behaviors consistent with the facts of the life they described (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). There are studies aiming to understand the sociopsychological characteristics of these children, revealing in some samples that they tend to experience more daydreaming and a higher degree of dissociation than comparison groups of children (though at much lower levels than those observed in individuals with mental illness, such as in Dissociative Identity Disorder). Generally, these children do not exhibit higher levels of social isolation, confabulation, or suggestibility. However, in a Lebanese sample, they sought more attention and showed symptoms compatible with post-traumatic stress. In some samples, they presented better academic performance (HARALDSSON, 2003).

There is also a third cross-cultural important aspect that identifies this phenomenon (MATLOCK, 2019): the possibility of the children presenting birthmarks or birth defects with appearance and location consistent with the mode of death they reported (STEVENSON, 1997).

 

Follow-up Studies

Although several children have been followed by researchers over the course of years, only in this century have the first, and still few, follow-up studies been conducted, aiming to understand the persistence of these memories and the perceived impact on the lives of these individuals and their families (ÁVILA PIRES, 2024). Although they reinforced the idea that these memories tend to diminish over time, the findings pointed to the possibility of a higher-than-expected preservation of some memories. In Lebanon, 75% of adults interviewed retained some of the memories alleged in childhood. In India, the USA, and Sri Lanka, these numbers were lower (52%, 48%, and 38%, respectively), also contradicting the idea that memories might completely cease (ÁVILA PIRES, 2024).

In Brazil, there had been no study aiming to re-evaluate previously researched individuals, so we conducted the longest follow-up study worldwide in this field, with a 48.5-year interval between the initial records and the adult assessments (ÁVILA PIRES, 2024). With financial support from the Society for Psychical Research (SPR) in London, we interviewed 18 adults who had claimed PLM in childhood and 18 family members, with 33% of the subjects stating they still retained some of these memories. Among them, the number of current statements about the memories was 66% lower than in childhood, with only 56% of the remembered statements corresponding to those made during childhood (similar to data from other studies). The majority of subjects (67%) did not identify any impact of PLM on their lives. There was persistence of phobias (22%), philias (28%), and only one person retained a birthmark. They did not show significant levels of common mental disorder symptoms or post-traumatic stress. Our sample showed good levels of quality of life (similar to that of their relatives), high levels of intrinsic religiosity, greater non-organizational than organizational religious involvement, and a predominant belief in reincarnation (61%) as the explanation for the phenomenon they experienced (ÁVILA PIRES, 2024).

 

Methods and Explanations for the Phenomenon Investigation

Research in this field was initially proposed to gather information that could help explain the nature of the phenomenon (MATLOCK, 2019). The main mode of investigation has been conducting interviews with the subjects and direct witnesses of the phenomenon, such as family members, neighbors, and family friends (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). However, these studies are not limited to anecdotal evidence. Reports are documented, documents are sought, recognition tests are conducted, and fraud, secondary gain, and possible ways children might have accessed the provided information are investigated (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). The investigation then aims to identify whether there is a deceased person whose life presents very specific facts consistent with the child’s claims. Based on the investigation of the deceased’s life, the veracity of each statement is checked. When a deceased person is identified with experiences matching the statements, the case is labeled as “solved” (COOK; PASRICHA; SAMARARATNE; MAUNG et al., 1983).

Despite the rigorous investigative work, there are several criticisms of the method. Perhaps the main one is related to biases in the acquisition of information by the children, which increase when the supposed previous person was a family member and when investigations occur later, sometimes even years after the statements were made (RANSOM, 2015). Cases with records of statements and behaviors made before the identification of the supposed previous person and contact with alleged previous family members would be less subject to these issues, but such cases are rare and poorly studied in detail (KEIL; TUCKER, 2005).

With funding from the BIAL Foundation (314/24), we are conducting a project in which, through consensus among researchers and critics in the field, we will build a list of criteria to assess the reliability of the investigations of the strongest cases (including those with birthmarks corresponding to the mode of death claimed by the child), whose records are archived at the University of Virginia (USA). We will evaluate each of these cases and, after that, we will be able to discuss whether conventional explanatory hypotheses (fraud, mental disorders, sociopsychological issues, genetic memory, and memory distortions) (STEVENSON, 1974) are sufficient to fully explain the phenomenon, or if it is necessary to consider unconventional hypotheses (such as extrasensory perception, possession, and reincarnation) (STEVENSON, 1974) to explain the phenomenon completely.

 

Conclusion

Despite decades of academic studies on alleged PLM, this remains a little-explored research field, with the potential to elucidate many questions about child development, childhood behaviors, and the long-term outcomes of these experiences, in addition to contributing to the study of the mind–brain relationship. The investigative methods go beyond a mere anecdotal issue, but they must be constantly questioned and refined to yield reliable results and explore facets not yet addressed in current investigations.

 

References

ÁVILA-PIRES, E. V. Adultos que alegaram memórias de vida passada na infância: estudo de seguimento. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16655/1/ericviniciusavilapires.pdf.

COOK, E. W.; PASRICHA, S.; SAMARARATNE, G.; MAUNG, U. W. et al. A review and analysis of “unsolved” cases of the reincarnation type: I. introduction and illustrative case reports. The Journal of the American Society for Psychical Research, 77, p. 45-62, 1983.

HARALDSSON, E. Children who speak of past-life experiences: is there a psychological explanation? Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice, 76, p. 55-67, 2003.

KEIL, H. H. J.; TUCKER, J. B. Children who claim to remember previous lives: cases with written records made before the previous personality was identified. Journal of Scientific Exploration, 19, n. 1, p. 91-101, 2005.

MATLOCK, J. G. Signs of reincarnation: exploring beliefs, cases, and theory. Lanham: Rowman & Littlefield, 2019.

MORAES, L. J.; BARBOSA, G. S.; CASTRO, J. P. G. B.; TUCKER, J. B. et al. Academic studies on claimed past-life memories: A scoping review. Explore (NY), 18, n. 3, p. 371-378, 2022.

RANSOM, C. A critique of Ian Stevenson’s rebirth research. In: MARTIN, M. e AUGUSTINE, K. (Ed.). The myth of an afterlife: the case against life after death. Lanham: Rowman & Littlefield, 2015. cap. 26.

STEVENSON, I. Twenty cases suggestive of reincarnation. 2 ed. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1974.

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