IHPV_20mm
"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira"
Leon Tolstói

Projetos

     O IHPV, além de apoiar projetos de diferentes grupos de pesquisa, é responsável pela coordenação de alguns projetos acadêmicos:

Projetos de Pesquisa

     O IHPV tem desenvolvido e coordenado projetos de pesquisa que investigam as implicações da espiritualidade e da religiosidade na saúde física e mental em parceria com Departamento/Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. As seguintes iniciativas estão em andamento no momento:

Projeto Flourishing/Florescer 

     Propostas que considerem aspectos como o estímulo a fé, as crenças pessoais, e uma melhor relação com os outros e o meio ambiente, tem sido recomendas em serviços de saúde que descrevem o impacto de abordagens complementares para a população de dependentes químicos diante dos resultados clínicos apresentados por diversos pesquisadores.

     Nesse contexto, desenvolvemos uma abordagem terapêutica abrangente chamada “Programa Florescer”, que é baseada na proposta da psicologia positiva, a qual foca no resgate de valores humanos e uma visão positiva da vida, ao invés de somente explorar os sintomas negativos de uma doença ou condição de saúde.

     O “Programa Florescer” conta com 12 sessões abordando os seguintes temas: saúde física e mental, forças de caráter, amor, gratidão, atos de bondade, voluntariado, felicidade, rede de suporte social, perdão, compaixão, resiliência, espiritualidade, sentido e propósito de vida, e o próprio florescimento. As sessões foram criadas de forma dinâmica, baseadas em modelos de exercícios encontrados na literatura especializada, e buscam essencialmente remodelar o pensamento do paciente, além de oferecer ferramentas novas para que ele(a) possa ampliar sua percepção de saúde, autocuidados e auxiliar no processo de reinserção social.

     Utilizamos diferentes métodos para estimular a participação do paciente, contando com vídeos, músicas, textos e perguntas reflexivas para serem discutidas em grupo. Os encontros acontecem em grupo e são conduzidos por diferentes profissionais da saúde previamente treinados. Cada encontro tem duração aproximada de 60 a 90 minutos, e ao final do programa, disponibilizamos alguns exercícios extras de cada tema para que o paciente siga seu processo de florescimento de forma independente.

Espiritualidade e religiosidade e seus efeitos em adolescentes cardiopatas. 

     A dimensão religiosa/espiritual tem sido reconhecida na literatura por influenciar positivamente a saúde mental, qualidade de vida e os hábitos de saúde das pessoas. Entretanto, estudos em crianças e adolescentes, ainda são poucos, principalmente estudos longitudinais. Há evidências consideráveis sugerindo uma relação entre espiritualidade, religiosidade e saúde mental em adolescentes. Alguns dos fatores considerados relevantes são a resiliência, um sentido na vida, uma melhor rede de apoio social, e a redução do estresse, depressão, ansiedade, e de comportamentos de risco.

     É importante notar que esses efeitos podem variar dependendo da religião, cultura e contexto social do adolescente. Além disso, a espiritualidade não é a única fonte de apoio para a saúde mental dos adolescentes, e é importante considerar uma abordagem holística que leve em conta diversos fatores, incluindo apoio familiar, acesso a serviços de saúde mental e qualidade do ambiente escolar.

      Outras linhas de pesquisa que o IHPV tem apoiado academicamente são:

  • E/R e uso/abuso de substâncias em brasileiros.
  • E/R e sua influência em idosos de São Paulo.
  • E/R, o trote universitário e saúde mental.
  • Observação de intervenção espiritual para desobsessão em quadros de depressão.
  • Experiências não-ordinárias.

Série de Livros "Ciência e Espiritualidade"

   Conjunto de publicações de impacto sobre as relações entre as mais diversas ciências e a espiritualidade. Objetiva divulgar trabalhos acadêmicos de qualidade e acessíveis ao público mais amplo. Englobará abordagens científicas, históricas ou filosóficas sobre a espiritualidade, podendo incluir livros de biologia, psicologia, medicina, psiquiatria, sociologia, ciência da religião, história e filosofia, dentre outros. 

     O primeiro livro da série intitula-se “A História da Liberdade Religiosa: da Reforma ao Iluminismo”, de autoria do Humberto Schubert Coelho e publicado em parceria com a Editora Vozes em 2021. 

Acesse o link para adquirir o seu. 

"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira" Leon Tolstói

Contato

© 2024 Direitos Reservados ihpv