O Problema Mente-Cérebro e suas Implicações para a Psiquiatria

A relação entre mente e cérebro, conhecida como o problema mente-cérebro (PMC), é um dos temas mais persistentes e desafiadores da história do pensamento humano. Essa questão não apenas atravessa diversas áreas do conhecimento, como filosofia, neurociência e psicologia, mas tem especial relevância para a psiquiatria. Como apontado por Kenneth Kendler, importante psiquiatra americano reconhecido por suas contribuições em psiquiatria e genética, nenhuma outra profissão lida tão diretamente com a interface entre mente e cérebro quanto a psiquiatria (1).

Apesar de sua importância, o PMC ainda recebe pouca atenção no meio acadêmico, especialmente dentro das principais publicações psiquiátricas. Moreira-Almeida e colegas, por exemplo, realizaram um levantamento que identificou apenas 23 artigos abordando o PMC explicitamente nas três principais revistas psiquiátricas nos 20 anos anteriores a essa publicação (2). Além disso, as discussões existentes frequentemente adotam uma perspectiva fisicalista, isto é, a visão de que a mente é completamente explicável em termos de processos físicos do cérebro, desconsiderando a existência de diversas outras teorias que também buscam explicar o PMC (3).

Experiências Anômalas e o PMC

O estudo das experiências anômalas — ou seja, vivências incomuns que desafiam explicações convencionais — oferece uma contribuição significativa para uma compreensão mais ampla do PMC. Uma teoria robusta deve ser capaz de explicar não apenas os fenômenos psicológicos cotidianos, mas também experiências que parecem ir além dos modelos reducionistas da mente, mas amplamente presente em diferentes culturas e épocas.

Recentemente, a revista International Review of Psychiatry tem publicado diversos estudos que investigam o que o estudo das experiências anômalas – como experiências psi (4), experiências fora do corpo (5), mediunidade (6) e casos sugestivos de reencarnação (7) – podem nos ensinar sobre o PMC. Em geral, essas pesquisas desafiam o paradigma fisicalista e reducionista da mente (8).

No caso da mediunidade, estudos rigorosos têm demonstrado que alguns médiuns conseguem acessar informações precisas de maneira que dificilmente pode ser explicada por meios convencionais, como percepção sensorial direta ou inferência lógica (9,10). Em um artigo de revisão conduzido em colaboração com o Prof. Alexander Moreira-Almeida, analisamos hipóteses convencionais como fraude, sugestionabilidade e credulidade do observador, acaso, transtornos mentais do médium e personificação do inconsciente, concluindo que nenhuma delas parece explicar de forma abrangente os fenômenos observados em experimentos conduzidos em laboratório, estudos profundos de casos específicos e estudos neurofisiológicos (6). Além disso, os dados indicam que as informações obtidas por médiuns frequentemente vão além da mera recordação de memórias dos falecidos, incluindo a preservação de traços de personalidade e habilidades específicas. Esses achados parecem reforçar modelos que propõem o cérebro como um veículo para a manifestação da mente, em vez de seu gerador exclusivo (8).

Implicações do PMC para a Saúde Mental

Em nossa pesquisa, temos evidenciado que o impacto do PMC na saúde mental vai muito além da teoria, influenciando diretamente as práticas clínicas e na pesquisa. Em uma revisão recente, exploramos como diferentes pressupostos sobre o PMC moldam a visão dos profissionais sobre a natureza humana e os transtornos mentais (11). Ao contrário da visão mais frequentemente considerada no meio acadêmico, os dados sugerem que o dualismo — a crença de que a mente e cérebro são entidades diferentes — é amplamente difundido, inclusive entre profissionais de saúde mental. Interessantemente, a prevalência dessa visão tende a aumentar à medida que o profissional envelhece, mas a diminuir entre gerações mais jovens, possivelmente devido à influência de uma formação acadêmica predominantemente fisicalista.

Além disso, teorias fisicalistas e modelos puramente biológicos da mente estão associados a uma redução na percepção de responsabilidade, agência, autonomia e livre-arbítrio. Por um lado, isso está relacionado a uma menor culpabilização dos pacientes por seus transtornos. Por outro, parece reforçar a ideia de que os transtornos mentais são condições imutáveis, o que compromete a crença na recuperação e amplifica o estigma associado às doenças mentais. Ao focarem exclusivamente em fatores biológicos, essas abordagens podem levar à percepção de que os pacientes são imprevisíveis ou incapazes de mudança. Em contrapartida, crenças dualistas tendem a enfatizar o livre-arbítrio e a capacidade de autocontrole, estando associadas a uma maior adesão aos tratamentos.

 

Estudos sobre a Perspectiva dos Psiquiatras e Pesquisadores Brasileiros

Para compreender melhor como essas questões afetam a prática psiquiátrica no Brasil, realizamos uma pesquisa com 214 psiquiatras e pesquisadores da área da saúde mental. Nosso estudo analisou as concepções desses profissionais sobre o PMC tanto de forma explícita (por meio de autodeclarações) quanto implícita (via experimentos mentais e vinhetas clínicas). Nossos resultados, já submetidos a uma revista internacional e ainda em fase de revisão, revelam uma aparente contradição entre a crença declarada em relação ao PMC e o raciocínio aplicado em contextos clínicos. Isso pode ser resultado de uma falta de reflexão mais aprofundada sobre o tema ou da dificuldade de expressar claramente o que se pensa devido ao preconceito existente na academia. Além disso, nossos resultados corroboram estudos anteriores que indicam que explicações puramente biológicas para transtornos mentais tendem a reduzir a percepção de responsabilidade do indivíduo, enquanto profissionais com crenças dualistas em relação ao PMC geralmente consideram modelos causais para os transtornos mentais mais, sem desconsiderar etiologias amplamente estabelecidas pela literatura científica.

Conclusão

O PMC é uma questão fundamental na psiquiatria, influenciando desde a compreensão etiológica dos transtornos mentais até as abordagens terapêuticas adotadas pelos profissionais. Além disso, desempenha um papel central na pesquisa em saúde mental, impactando a formulação de hipóteses, a interpretação dos dados e o desenvolvimento de novas pesquisas. Para avançarmos, é essencial uma exploração sem preconceitos, que contemple perspectivas não fisicalistas do PMC, investigue modelos alternativos e abarque toda a diversidade da experiência humana, incluindo as experiências anômalas.

Compreender e ampliar o debate sobre o PMC não é apenas uma questão filosófica ou teórica, mas um passo essencial para o progresso da psiquiatria e das ciências da saúde mental. A diversificação das perspectivas pode contribuir para uma compreensão mais abrangente da etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento de abordagens terapêuticas mais eficazes e um entendimento mais profundo da experiência subjetiva, promovendo, assim, um cuidado em saúde mental mais humanizado e eficiente.

REFERÊNCIAS:

[1]        KENDLER, K. S. A psychiatric dialogue on the mind-body problem. Am J Psychiatry, v. 158, n. 7, p. 989–1000, jul. 2001.

[2]        MOREIRA-ALMEIDA, A.; ARAUJO, S. F.; CLONINGER, C. R. The presentation of the mind-brain problem in leading psychiatry journals. Braz J Psychiatry, v. 40, n. 3, p. 335–342, set. 2018.

[3]        KUHN, R. A landscape of consciousness: Toward a taxonomy of explanations and implications. Progress in Biophysics and Molecular Biology, v. 190, p. 28–169, ago. 2024.

[4]        CARDEÑA, E. What psi research can – and cannot – say about ‘mind beyond the brain’. International Review of Psychiatry, p. 1–5, 21 fev. 2025.

[5]        WEILER, M.; ACUNZO, D. J. What out-of-body experiences may tell us about the mind beyond the brain. International Review of Psychiatry, p. 1–10, 4 dez. 2024.

[6]        COSTA, M. D. A.; MOREIRA-ALMEIDA, A. What does mediumship tell us about the mind beyond the brain? International Review of Psychiatry, p. 1–10, 9 nov. 2024.

[7]        TUCKER, J. B. What do the cases of the reincarnation type tell us about the mind beyond the brain? International Review of Psychiatry, p. 1–7, 16 fev. 2025.

[8]        MOREIRA-ALMEIDA, A.; COSTA, M. D. A.; COELHO, H. S. Science of Life After Death. Cham: Springer International Publishing, 2022.

[9]        BEISCHEL, J.; SCHWARTZ, G. E. Anomalous information reception by research mediums demonstrated using a novel triple-blind protocol. Explore (New York, N.Y.), v. 3, n. 1, p. 23–27, fev. 2007.

[10]      SILVA, J.; MOREIRA-ALMEIDA, A. Controlled experiments involving Anomalous Information Reception with Mediums: an analysis of recent studies. Journal of Scientific Exploration, v. 36, n. 4, p. 749–759, 11 fev. 2023.

[11]      COSTA, M. D. A.; MOREIRA-ALMEIDA, A. The mind-brain problem: Ethical and clinical implications for psychiatry. International Review of Psychiatry, p. 1–13, 7 mar. 2025.

The Mind-Brain Problem and Its Implications for Psychiatry

The relationship between mind and brain, known as the mind-brain problem (MBP), is one of the most enduring and challenging topics in the history of human thought. This issue not only spans various fields of knowledge such as philosophy, neuroscience, and psychology but is especially relevant to psychiatry. As Kenneth Kendler, an influential American psychiatrist known for his contributions to psychiatry and genetics, pointed out, no other profession deals as directly with the interface between mind and brain as psychiatry (1).

Despite its importance, the MBP still receives little attention in academic circles, particularly in leading psychiatric publications. For instance, Moreira-Almeida and colleagues conducted a survey that identified only 23 articles explicitly addressing the MBP in the top three psychiatric journals over the 20 years preceding their publication (2). Additionally, existing discussions often adopt a physicalist perspective, i.e., the view that the mind is entirely explainable in terms of the brain’s physical processes, disregarding the existence of various other theories that also seek to explain the MBP (3).

 

Anomalous Experiences and the MBP

The study of anomalous experiences — uncommon events that challenge conventional explanations — provides significant contributions to a broader understanding of the MBP. A robust theory should be able to explain not only everyday psychological phenomena but also experiences that seem to go beyond reductionist models of the mind but are widely present across different cultures and periods.

Recently, the International Review of Psychiatry has published several studies exploring what the study of anomalous experiences — such as psi phenomena (4), out-of-body experiences (5), mediumship (6), and cases suggestive of reincarnation (7) — can teach us about the MBP. In general, this research challenges the physicalist and reductionist paradigm of the mind (8).

 

In the case of mediumship, rigorous studies have shown that some mediums can access precise information in ways that are difficult to explain by conventional means, such as direct sensory perception or logical inference (9,10). In a review article conducted in collaboration with Prof. Alexander Moreira-Almeida, we analyzed conventional hypotheses such as fraud, suggestibility, observer credulity, chance, mental disorders of the medium, and the personification of the unconscious, concluding that none of these seem to comprehensively explain the phenomena observed in laboratory experiments, in-depth case studies, and neurophysiological research (6). Furthermore, the data suggest that information obtained by mediums often goes beyond mere recollections of the deceased, including the preservation of personality traits and specific skills. These findings seem to reinforce models that propose the brain as a vehicle for the manifestation of the mind, rather than its sole generator (8).

 

Implications of the MBP for Mental Health

In our research, we have shown that the impact of the MBP on mental health extends far beyond theory, directly influencing clinical practices and research. In a recent review, we explored how different assumptions about the MBP shape professionals’ views on human nature and mental disorders (11). Contrary to the more commonly held view in academia, the data suggest that dualism — the belief that the mind and brain are separate entities — is widespread, even among mental health professionals. Interestingly, the prevalence of this view tends to increase with age, but decreases among younger generations, possibly due to the influence of predominantly physicalist academic training.

Moreover, physicalist theories and pure biological models of the mind are associated with a reduced perception of responsibility, agency, autonomy, and free will. On the one hand, this is linked to less blame placed on patients for their disorders. On the other hand, it seems to reinforce the idea that mental disorders are immutable conditions, which undermines the belief in recovery and increases the stigma associated with mental illness. By focusing exclusively on biological factors, these approaches may lead to the perception that patients are unpredictable or incapable of change. In contrast, dualist beliefs tend to emphasize free will and self-control and are associated with greater adherence to treatments.

 

Studies on the Perspective of Brazilian Psychiatrists and Researchers

To better understand how these issues affect psychiatric practice in Brazil, we conducted a study with 214 psychiatrists and mental health researchers. Our research analyzed these professionals’ conceptions of the MBP both explicitly (through self-declarations) and implicitly (via mental experiments and clinical vignettes). Our results, already submitted to an international journal and still under review, reveal an apparent contradiction between the declared belief regarding the MBP and the reasoning applied in clinical contexts. This may result from a lack of deeper reflection on the subject or difficulty in clearly expressing one’s thoughts due to existing prejudices within academia. Moreover, our results corroborate previous studies indicating that purely biological explanations for mental disorders tend to reduce individuals’ perception of responsibility, while professionals with dualist beliefs about the MBP tend to consider more comprehensive causal models for mental disorders, without dismissing etiologies widely established by scientific literature.

 

Conclusion

MBP is a fundamental issue in psychiatry, influencing both the etiological understanding of mental disorders and the therapeutic approaches adopted by professionals. Additionally, it plays a central role in mental health research, impacting hypothesis formulation, data interpretation, and the development of new studies. To make progress, it is essential to explore the MBP without prejudice, considering non-physicalist perspectives, investigating alternative models, and encompassing the full diversity of human experience, including anomalous experiences.

Understanding and expanding the debate on the MBP is not just a philosophical or theoretical issue but an essential step for the advancement of psychiatry and mental health sciences. The diversification of perspectives can contribute to a more comprehensive understanding of the etiology of mental disorders, the development of more effective therapeutic approaches, and a deeper understanding of the subjective experience, thus promoting more humanized and efficient mental health care.

 

REFERENCES:

[1]        KENDLER, K. S. A psychiatric dialogue on the mind-body problem. Am J Psychiatry, v. 158, n. 7, p. 989–1000, jul. 2001.

[2]        MOREIRA-ALMEIDA, A.; ARAUJO, S. F.; CLONINGER, C. R. The presentation of the mind-brain problem in leading psychiatry journals. Braz J Psychiatry, v. 40, n. 3, p. 335–342, set. 2018.

[3]        KUHN, R. A landscape of consciousness: Toward a taxonomy of explanations and implications. Progress in Biophysics and Molecular Biology, v. 190, p. 28–169, ago. 2024.

[4]        CARDEÑA, E. What psi research can – and cannot – say about ‘mind beyond the brain’. International Review of Psychiatry, p. 1–5, 21 fev. 2025.

[5]        WEILER, M.; ACUNZO, D. J. What out-of-body experiences may tell us about the mind beyond the brain. International Review of Psychiatry, p. 1–10, 4 dez. 2024.

[6]        COSTA, M. D. A.; MOREIRA-ALMEIDA, A. What does mediumship tell us about the mind beyond the brain? International Review of Psychiatry, p. 1–10, 9 nov. 2024.

[7]        TUCKER, J. B. What do the cases of the reincarnation type tell us about the mind beyond the brain? International Review of Psychiatry, p. 1–7, 16 fev. 2025.

[8]        MOREIRA-ALMEIDA, A.; COSTA, M. D. A.; COELHO, H. S. Science of Life After Death. Cham: Springer International Publishing, 2022.

[9]        BEISCHEL, J.; SCHWARTZ, G. E. Anomalous information reception by research mediums demonstrated using a novel triple-blind protocol. Explore (New York, N.Y.), v. 3, n. 1, p. 23–27, fev. 2007.

[10]      SILVA, J.; MOREIRA-ALMEIDA, A. Controlled experiments involving Anomalous Information Reception with Mediums: an analysis of recent studies. Journal of Scientific Exploration, v. 36, n. 4, p. 749–759, 11 fev. 2023.

[11]      COSTA, M. D. A.; MOREIRA-ALMEIDA, A. The mind-brain problem: Ethical and clinical implications for psychiatry. International Review of Psychiatry, p. 1–13, 7 mar. 2025.