Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo: antologia temática ou estado da arte da literatura
- 18 novembro 2025
- 14:00
- Autor: Marcus Zulian Teixeira
I. Introdução
Em todas as civilizações e culturas, desde épocas mais remotas, o ser humano busca compreender sua essência espiritual, ponto de ligação com a Divindade e subsídio ao entendimento do sentido da vida, do processo saúde-doença e do mistério da morte. Denominada, simplificadamente, como alma ou espírito, representa a esperança na continuidade do ser e de sua vida de relações afetivas após o desenlace carnal, assumindo posição de destaque no desenvolvimento de diversas filosofias e religiões.
Segundo Koenig e colaboradores,1 pesquisadores da interconexão entre saúde, espiritualidade e religiosidade, “religião, medicina e saúde têm sido relacionados de uma maneira ou de outra em todas as populações, desde os primórdios da humanidade […] somente nos últimos tempos esses sistemas de cura foram separados, e esta separação ocorreu em grande parte em países altamente desenvolvidos; em muitos países em desenvolvimento, existe pouca ou nenhuma separação”.
Como exemplo, racionalidades médicas vitalistas seculares (Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Tradicional Indiana e Homeopatia, dentre outras) apresentam em sua episteme aspectos filosóficos-espirituais que contribuem à ampliação do entendimento do processo saúde-doença, localizando em instâncias não materiais (força vital, mente, alma e espírito, dentre outras) as possíveis causas do adoecimento humano, correlacionando manifestações subjetivas da individualidade (pensamentos, sentimentos e emoções, dentre outras) ao desequilíbrio dos diversos sistemas fisiológicos.2,3
Nas últimas décadas, tem-se observado um número crescente de estudos evidenciando uma associação positiva do envolvimento espiritual e/ou religioso com melhores indicadores de saúde física e mental. Nesse contexto, o binômio espiritualidade-religiosidade (E/R) se relaciona a menores taxas de suicídio, depressão, ansiedade e uso de substâncias ilícitas; melhor recuperação nos casos de depressão e maior bem-estar geral, dentre outros benefícios que as caracterizam como fonte de força e resiliência para os pacientes, incluindo aqueles com transtornos mentais graves.1,4
Assim sendo, E/R passam a ser valorizadas como importantes contributos na atenção clínica e na promoção à saúde, sendo de fundamental importância sua incorporação às atividades de ensino, pesquisa e assistência dos currículos acadêmicos das diversas áreas da saúde, a fim de que os profissionais dessas especialidades estejam preparados para compreender as demandas espirituais e religiosas de seus pacientes, adquirindo informação e treinamento nos diversos aspectos e abordagens desse vasto campo de conhecimento.1,4
Atendendo a esse objetivo, propomos, em Projeto de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (“Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo: antologia temática ou estado da arte da literatura”),5 sistematizar e disponibilizar as contribuições da Doutrina Espírita no entendimento da correlação entre saúde, espiritualidade e religiosidade, em vista do Espiritismo ser um sistema ideológicode cunho científico, filosófico e religioso, disseminado mundialmente e seguido por, aproximadamente, 2% da população brasileira, segundo os dois últimos censos demográficos (IBGE, 2010, 2022).
II. Objetivo do Estudo
Pela importância crescente dedicada à correlação entre saúde, espiritualidade e religiosidade, profissionais da saúde devem estar preparados para atenderem às demandas espirituais e religiosas de seus pacientes, adquirindo informação e treinamento nos diversos aspectos e abordagens desse vasto campo de conhecimento.
Seguindo esse objetivo, propomos no referido projeto de pós-doutorado descrever os contributos da Doutrina Espírita ou Espiritismo ao entendimento das inter-relações entre saúde, espiritualidade e religiosidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas principais obras da literatura espírita, agrupando os conteúdos das mesmas segundo os diversos temas relacionados aos três tópicos em questão (saúde, espiritualidade e religiosidade), em conformidade com os passos e procedimentos da revisão “estado da arte”.
O resultado dessa investigação foi descrito numa série ou coleção composta por três livros digitais de acesso aberto, em português (“Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo”), cada qual abordando um dos tópicos em estudo (“Religiosidade segundo o Espiritismo – Volume I”, “Espiritualidade segundo o Espiritismo– Volume II” e “Saúde segundo o Espiritismo – Volume III”), seguindo os ditames da antologia temática como método discursivo da revisão “estado da arte”.
III. Antologia temática como método discursivo da revisão “estado da arte”
Valendo-nos da conclusão de Ferreira,6 que sugere uma ampliação na forma de apresentação final das análises de pesquisas bibliográficas, aplicamos nessa revisão da literatura uma dinâmica metodológica híbrida associando as premissas da revisão “estado da arte”7-10 às da “antologia temática”,10,11 com o intuito de aproximar o leitor à plena compreensão dos assuntos em estudo.5
III.1. Critérios para a seleção do material que compõe o corpus desta antologia temática
Seguindo um levantamento histórico e uma perspectiva de hierarquia evolutiva,9,11 segundo critérios cronológicos, importância da publicação e tópicos particulares, o corpus desta antologia temática foi composto, principalmente, pelas obras de Allan Kardec e as psicografadas pelos médiuns contemporâneos Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco.
III.2. Levantamento dos temas relacionados à tríade saúde-espiritualidade-religiosidade
Considerando as premissas das antologias temáticas, que buscam reunir “escritos de um tópico particular, fornecendo diversas perspectivas sobre uma questão e mostrando como diferentes autores retratam este tema”,10 fez-se necessário um levantamento dos temas que se relacionam à tríade saúde-espiritualidade-religiosidade, a fim de que pudéssemos elaborar um inventário preliminar das obras espíritas em estudo e a consequente organização do texto final da pesquisa.
Em conformidade ao tópico “religiosidade” (“Religiosidade segundo o Espiritismo – Volume I”), foram selecionados os textos espíritas que abordassem temas relacionados às práticas religiosas, ou seja, os sistemas de crenças, atividades e condutas realizadas por determinadas comunidades, com suporte em rituais que veneram e praticam, com o intuito de entrarem em contato com o sagrado e/ou transcendente, tais como: animismo, catolicismo, clarividência, centro espírita, céu/paraíso/inferno, crença, culto, desobsessão, Deus/divindade, dogma, doutrinação, ectoplasma, espiritismo, espírito, ética/moral, evangelho, evolução, fé, fluidoterapia, igreja, imposição de mãos, intuição/percepção, Jesus, livre arbítrio, materialismo, milagre, missa, morte, mundo/plano espiritual, oração, passe, prece, purgatório, reforma íntima, religião, reunião espírita, ritual, sofrimento/provação, Terra, templo, trabalho, umbral e vida, dentre outros.
Para o tópico “espiritualidade” (“Espiritualidade segundo o Espiritismo – Volume II”), foram selecionados os textos espíritas que abordassem temas relacionados à busca do homem pela compreensão de questões espirituais/existenciais maiores (sentido da vida, evolução dos seres e dos espíritos, causa dos sofrimentos e provações, evolução espiritual e moral, mistério da morte, vida após a morte, planos espirituais, dentre outros), suas relações com o sagrado e/ou transcendente e demais aspectos filosóficos, tais como: ação/reação, alma, amor/ódio, anjo/demônio, antipatia/simpatia, bem/mal, carma, céu/paraíso/inferno, consciência/razão, defeito/qualidade, desencarnação, Deus/divindade, desencarnação, destino/missão, educação, encarnação, espírito/espiritual, ética/moral, evolução, família, guia espiritual, homem, humanidade, imortalidade, influência espiritual, justiça, magnetismo, materialização, mediunidade, médium, nascimento, perturbação espiritual, planeta, povo/raça/nação, psicofonia, psicografia, psicometria e reencarnação, dentre outros.
Quanto ao tópico “saúde” (“Saúde segundo o Espiritismo – Volume III”), foram selecionados os textos espíritas que abordassem temas relacionados à saúde e à ciência em geral, tais como: alimentação, aura, célula/tecido, centro de força, ciência, corpo imaterial/sutil, desobsessão, doença/enfermidade, dor/sofrimento, droga, embriologia, emoção/sentimento, energia/vibração, estresse, éter, eutanásia, evolução, fases da vida, fecundação, fisiologia, fluido, fobia, genética, gestação, hábito/vício, inconsciente, infecção, infertilidade, inteligência/intelecto, instinto, intuição/percepção, loucura, magnetismo, medicamento, medicina, mediunidade, memória, mente, metabolismo, microbiologia, molécula/átomo/partícula, natureza, obsessão/subjugação, órgão/sistema, patologia, pensamento/psiquismo, proteína, personalidade, química, reflexo, sangue, saúde, sensibilidade/sentido, sexo/sexualidade, sonho, sono, suicídio, temperamento e terapia/tratamento, dentre outros.
III.3. Leitura das publicações com elaboração de inventário preliminar, considerando os temas, o objetivo do estudo e a metodologia empregada para a proposta em questão
Na elaboração de um inventário preliminar, todas as obras selecionadas foram lidas e os textos relacionados aos temas de cada tópico em estudo (saúde, espiritualidade e religiosidade) foram identificados, demarcados e catalogados. Esse material serviu de substrato para a organização do texto final.
III.4. Organização do texto final da pesquisa com a descrição dos conteúdos selecionados segundo o método discursivo antológico, identificando as tendências dos temas abordados e as inter-relações existentes
Após a catalogação dos temas, os mesmos foram agrupados segundo tendências e inter-relações com cada um dos aspectos em estudo, dando origem capítulos e subcapítulos específicos. Após esse rearranjo de temas, os conteúdos foram transcritos segundo o método discursivo antológico (ipsis litteris), respeitando-se a ordem cronológica das publicações e uma possível hierarquia evolutiva na complexidade dos diversos textos selecionados. Essa foi a forma final de apresentação do corpus da pesquisa.
IV. Resultados
IV.1. Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo: antologia temática ou estado da arte da literatura
Atendendo ao objetivo proposto no referido projeto de pós-doutorado,5 sistematizamos e disponibilizamos, em três livros digitais de acesso aberto, em português, as principais contribuições do Espiritismo ao entendimento da correlação entre saúde, espiritualidade e religiosidade, cujos tópicos principais (capítulos) iremos descrever abaixo (Tabelas 1, 2 e 3), a fim de que o leitor tenha conhecimento do conteúdo abordado nas referidas obras.
IV.1.1. Religiosidade segundo o Espiritismo – Volume I12,13
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Tabela 1. Religiosidade segundo o Espiritismo – Volume I – Sumário12,13
Religiosidade segundo o Espiritismo – Volume I – Sumário | |
Primeira Parte – Religião e Religiosidade | I. Deus II. Evolução da atividade religiosa ou religiosidade III. Jesus e o Evangelho IV. Evolução do Cristianismo após Jesus V. Dogmatismo das religiões VI. Milagres: fenômenos sobrenaturais ou naturais? VII. Religião após a morte |
Segunda Parte – Espiritismo | I. Histórico do Espiritismo II. Considerações sobre a revelação espírita III. Missão do Espiritismo IV. Características e atribuições do espírita V. Críticas ao Espiritismo |
Terceira Parte – Morte do Corpo e Imortalidade do Espírito | I. Alma ou espírito II. Corpo como instrumento da alma (espírito) durante a encarnação III. Morte do corpo e sobrevivência da alma (espírito) IV. Incerteza quanto ao futuro e temor da morte |
Quarta Parte – Evolução, Classificação, Ocupação e Missão dos Espíritos | I. Evolução e progressão dos espíritos II. Classificação dos espíritos segundo o Espiritismo III. Anjos e demônios IV. Influência, ocupação e missão dos espíritos V. Anjos de guarda, espíritos protetores ou guias espirituais |
Quinta Parte – Mundos Habitados, Vida dos Espíritos e Planos Espirituais | I. Evolução dos mundos segundo a evolução dos espíritos encarnados II. Aspectos da vida dos espíritos desencarnados III. Paraíso, inferno e purgatório IV. Planos espirituais e sociedades afins V. Planos ou esferas espirituais superiores VI. Planos ou esferas espirituais inferiores |
Sexta Parte – Espiritismo Prático – Sociedades Espíritas | I. Sociedades ou centros espíritas II. Reuniões espíritas gerais III. Evangelização cristã – Educação evangélica IV. Doutrinação de entidades obsessoras V. Reuniões espíritas de desobsessão |
IV.1.2. Espiritualidade segundo o Espiritismo – Volume II14,15
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Tabela 2. Espiritualidade segundo o Espiritismo – Volume II – Sumário14,15
Espiritualidade segundo o Espiritismo – Volume II – Sumário | |
Primeira Parte – Evolução Espiritual e Evolução Material | I. Universo, formação dos mundos e dos seres vivos II. A evolução material de um mundo acompanha a evolução espiritual de seus habitantes III. Evolução material da Terra e evolução espiritual da Humanidade |
Segunda Parte – Evolução Espiritual e Evolução Ética-Moral | I. Circunstâncias da vida, ações humanas e evolução espiritual segundo as leis naturais ou divinas II. Evolução ética-moral é premissa imprescindível à evolução espiritual III. Evolução espiritual e renovação íntima IV. Evolução espiritual e sofrimentos V. Evolução espiritual e família VI. Evolução espiritual e reencarnação |
Terceira Parte – Consciência, Livre-arbítrio e Destino | I. Consciência II. Livre-arbítrio III. Destino |
Quarta Parte – Reencarnação | I. Histórico e universalidade de conceitos II. Objetivos e finalidades da reencarnação III. Tipos de reencarnações, planejamento e auxílio espiritual IV. Reencarnação, hereditariedade e genética V. Interação entre reencarnante e gestante (pais) VI. Recapitulação pelo reencarnante do pretérito biológico e evolutivo com posterior esquecimento VII. Fases da reencarnação VIII. Dádiva da reencarnação e receios com a queda |
Quinta Parte – Desencarnação | I. Diferença entre morte e desencarnação II. Preparo para a desencarnação III. Dificuldade do espírito para se desprender da matéria após a morte do corpo físico IV. Fases da desencarnação V. Influência dos parentes e amigos no processo de desencarnação (funerais) VI. Prorrogação (moratória) ou antecipação da desencarnação VII. Anseios e valores após a desencarnação |
Sexta Parte – Mediunidade | I. Histórico, conceitos, preconceitos e propriedades naturais da mediunidade II. Tipos de manifestações, natureza e identidade dos espíritos III. Tipos de médiuns, mediunidades e evocações dos espíritos IV. Formação dos médiuns, desenvolvimento mediúnico e ascendência ética-moral V. Circuito mediúnico, mente e pensamentos VI. Características da incorporação dos espíritos e das manifestações mediúnicas VII. Benefícios do intercâmbio mediúnico VIII. Mediunidade, mistificação, charlatanismo e fraudes espíritas IX. Responsabilidades do médium – Mediunidade de prova X. Má utilização da mediunidade – Queda dos médiuns XI. Negacionismo, incredulidade, sistemas ideológicos contrários, críticas e ataques à mediunidade – Credulidade inata e adquirida XII. Missão e importância da mediunidade |
IV.1.3. Saúde segundo o Espiritismo – Volume III16,17
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Tabela 3. Saúde segundo o Espiritismo – Volume III – Sumário16,17
Saúde segundo o Espiritismo – Volume III – Sumário | |
Primeira Parte – Tipos de Fluidos, Reinos da Natureza e CorposConstituintes | I. Relações entre energia e matéria (onda-partícula) II. Tipos de fluidos e suas propriedades III. Reinos da natureza: princípios, fluidos e corpos constituintes |
Segunda Parte – Constituição Humana – Corpos Sutis | I. Corpo material ou físico II. Corpo vital, princípio vital ou duplo etérico III. Corpo perispirítico, perispírito ou psicossoma IV. Espírito, alma ou princípio inteligente |
Terceira Parte – Obsessão e Desobsessão | I. Obsessão II. Desobsessão |
Quarta Parte – Medicina Espiritual – Aspectos Gerais | I. Papel da medicina e do médico espiritualizado II. Saúde segundo a medicina espiritual III. Doença segundo a medicina espiritual IV. Processo saúde-doença e centros de força V. Sono e sonhos VI. Genética, hereditariedade e reencarnação VII. Sexualidade |
Quinta Parte – Medicina Espiritual – Transtornos Mentais | I. Inconsciente, subconsciente, consciente e superconsciente II. Maturidade psicológica e evolução ética-moral III. Causas físicas e orgânicas IV. Causas espirituais V. Vícios: causas e consequências VI. Suicídio: causas e consequências VII. Análise espiritual de alguns transtornos mentais (neuropsiquiátricos) VIII. Efeitos dos tratamentos convencionais |
Sexta Parte – Medicina Espiritual – Terapias Espíritas | I. Cura das doenças segundo a medicina espiritual II. Psicoterapia espiritual: evangelização e reforma íntima III. Prece e oração IV. Fluidoterapia – Passes magnéticos V. Tratamento dispensado pelos espíritos VI. Desobsessão VII. Importância da alimentação e da respiração |
- Conclusão
A elaboração dessa série de três livros digitais18.19 representa uma contribuição à compreensão das interfaces entre saúde, espiritualidade e religiosidade sob a ótica espírita, consolidando um campo teórico-prático e oferecendo uma referência essencial para estudiosos e futuros pesquisadores.
Esperamos que essa publicação inspire iniciativas semelhantes voltadas a outras tradições filosófico-religiosas, promovendo o diálogo entre ciência, espiritualidade e cultura.
- Referências
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