EDITORES: Juliane P. B. Gonçalves – Everton O. Maraldi
A depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo e afeta mais de 30 milhões de pessoas, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) 1. No Brasil, os transtornos depressivos representam um peso significativo na vida das pessoas, interferindo em sua qualidade de vida, relações e produtividade. Embora existam diversos tratamentos farmacológicos…
A Organização Mundial da Saúde adota esta definição de saúde desde a sua fundação: "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". No entanto, o bem-estar espiritual é também um forte candidato à inclusão como uma dimensão geral da saúde, aprimorando este modelo biopsicossocial. A…
Observa-se que a história da humanidade é pontuada por desafios que testam nossa capacidade de adaptação e resiliência. Sejam pandemias devastadoras ou cenários geopolíticos incertos que nos remetem à beira de um conflito, como o que se desenha em nosso horizonte atual, a busca por sentido e suporte se intensifica. Em meio a essas turbulências,…
O fenômeno das alegadas memórias de vida passada (MVP) tem sido investigado no ambiente acadêmico há mais de 60 anos. Desde que o psiquiatra canadense Ian Stevenson se interessou por esse tipo de investigação, casos em todo o mundo foram pesquisados, superando a casa dos 2.500 (MORAES; BARBOSA; CASTRO; TUCKER et al., 2022). A maior…
Observa-se um aumento de publicações científicas sobre o tema da religiosidade e espiritualidade (R/E), que apontam tanto seu potencial benéfico quanto prejudicial na área da saúde mental (GARSSEN, VISSER & POOL, 2020). Tais estudos evidenciam a necessidade de profissionais da saúde estarem cientes das implicações deste tema no contexto clínico.
© 2025 Direitos Reservados ihpv